quinta-feira, 28 de abril de 2016

Um pontinho preto ou uma meta?


O que tem dentro deste círculo preto?
Resp: Um pontinho preto.

Esta é a resposta que geralmente ouvimos, não é verdade? Mas você já parou para pensar que dentro deste círculo preto tem um círculo branco com um furinho no meio? E já parou para pensar em quantas coisas podem estar escondidas dentro deste círculo branco? Coisas que não notamos e que fazendo uma analogia com a nossa empresa e o nosso dia a dia podem representar: clientes potenciais, novas frentes de negócios, possíveis parcerias...

Eu costumo dizer que, dentro deste círculo, tem um pontinho preto que é um sonho, ou melhor, uma meta. E que dentro da parte branca tem um mundo de possibilidades para atingir este alvo.

Eu desafio você a desenhar um círculo e escrever um dos seus sonhos no meio, no lugar do pontinho preto. Você pode até desenhar o balão de sonho em volta dele, e na parte branca pense na pergunta: COMO?

Ex.:
1 – Como posso agir para realizar este sonho?
2 – Como devo aprimorar meus conhecimentos para entender mais sobre este assunto?
3 – Como posso fazer parcerias ou conseguir ajuda especializada?

Simplesmente pelo fato de pensar no COMO, possibilidades surgirão, pois você estará abrindo sua mente para novas oportunidades e estará mais atento a elas.
Se você não pensar no COMO, você só terá um sonho e não uma meta. É muito mais fácil realizar metas do que sonhos. Um SONHO é algo sem consistência, sem alcance, é somente uma visão. Uma META é a soma de resultados sucessivos e obtidos com a execução de um trabalho que envolve clareza, foco e planejamento.

Estabelecer uma meta é “SAIR DA ZONA DE CONFORTO”, e nós só saímos da zona de conforto quando refletimos sobre “COMO” alcançar a meta.

Ex.: Digamos que eu queira aumentar o faturamento da minha empresa. A primeira coisa é saber de quanto estamos falando. Digamos que eu fature R$30.000,00 e queira aumentar 10%. Ótimo, temos um valor real de R$33.000,00.

Após definir a meta, pensaremos nas possibilidades. Ex.:
1 – Aumentar o número de clientes.
2 – Fidelizar os clientes atuais.
3 – Oferecer novos produtos ou serviços.

Agora temos que sair da zona de conforto.
COMO aumentar o número de clientes? COMO fidelizar e inovar?

Faça um brainstorming, discuta com a equipe, converse com amigos especialistas e pense nas possibilidades que tenham a ver com seu público alvo e com a sua realidade.

Por exemplo, para este caso poderíamos pensar nas seguintes possibilidades:
- Aumentar o investimento em marketing.
- Criar eventos ou patrocinar alguma atividade do bairro para atrair novos consumidores.
- Modificar banners e decorações para mostrar que tem novidades.
- Oferecer diferentes experiências para atrair consumidores para o estabelecimento físico.
- Solicitar indicação dos clientes atuais oferecendo brindes ou descontos.
- Oferecer produtos os serviços adicionais relacionados ou complementares ao seu negócio, aumentando assim o ticket médio.
- Obter uma certificação ou prêmio do seu segmento que aumente a sua credibilidade aos olhos de clientes mais exigentes.
- Fazer parcerias com empresas que poderiam vender seus produtos em outras praças, melhorar seus processos e reduzir seus custos, oferecer permuta em serviços que vocês tenham necessidade um do outro...

Enfim, estas são só ideias, podemos falar mais a fundo sobre aumento de faturamento em outra oportunidade. A questão aqui é: QUAL É A META PARA O SEU NEGÓCIO? Seja ela em número de clientes, lucratividade, faturamento, participação de mercado, enfim, coloque o seu objetivo no papel e só pare de pensar no COMO e de aproveitar as oportunidades que surgirão quando tiver alcançado e precisar criar um nova meta. 

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